Depois dos diversos investimentos feitos no setor vinícola, tanto em tecnologia para a elaboração de vinhos quanto para o desenvolvimento do enoturismo, a Casa Valduga está apostando em outro segmento. A empresa gaúcha pretende investir R$ 10 milhões em uma fábrica de sucos, que será construída em Juazeiro, na Bahia.

Para isso, foi consolidada no final do mês de julho, durante a 22ª edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri 2011), que aconteceu na Bahia, uma parceria com a Special Fruit, uma das maiores produtoras de manga e uva de mesa do Vale do São Francisco, o que proporciona, segundo o diretor administrativo e financeiro da empresa gaúcha, Loemir De Paris, uma experiência consolidada com a cultura local, fazendo, com isso, que o empreendimento obtenha sucesso.

De acordo com De Paris, a família Valduga sempre teve o sonho de empreender no Vale do São Francisco. “Diante do crescimento no consumo no Brasil de sucos prontos, surgiu a oportunidade de uma parceria na Bahia. O Vale do São Francisco foi escolhido, por causa da qualidade e quantidade de frutas tropicais ali produzidas, além dos incentivos fiscais dados pelo governo baiano. Nos surpreendeu a vontade política da Bahia em atrair esta fábrica, demonstrando uma visão de futuro”.

O diretor declarou que o projeto inicial, que ainda está em estudo, contará com uma área construída de cinco mil metros quadrados. A previsão é de que a fábrica de sucos seja inaugurada no início de 2013. A partir daí serão elaborados sucos de manga, goiaba, acerola, romã, maracujá, entre outros. A capacidade média diária de processamento será de 25 toneladas de frutas e cerca de 1,5 mil litros de suco.

O projeto dos Valduga também prevê instalações voltadas ao enoturismo, já que existe a ideia de construir, futuramente, uma champanheria e elaborar espumantes.