A Construtora Axxo, que apresentou uma proposta de cerca de R$ 22 milhões, foi a vencedora da licitação para a grande reforma da Ceasa do Rio Vermelho. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), na sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com a presença do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, do presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Reub Celestino, do presidente da Conder, Milton Villas-Bôas, e do diretor da Axxo, Arnaldo Gusmão.

As obras de adequação do espaço provisório para os permissionários começam imediatamente, enquanto as civis propriamente ditas serão iniciadas em 16 de janeiro de 2012. A nova Ceasa do Rio Vermelho será inaugurada no mesmo ano, gerando mais conforto, espaço e qualidade para a população. As obras de requalificação do mercado ficarão a cargo da Conder.

De acordo com o projeto dos arquitetos André Sá e Francisco Mota, o novo mercado terá ampliada a sua capacidade de comercialização de produtos, aumento das vagas de estacionamento e acréscimo de nova área de lazer – um espaço gourmet que funcionará em expediente diverso da feira.

O número de boxes será ampliado em 40% – passando dos atuais 127 para 175. Também haverá número de vagas no estacionamento, que é um dos principais problemas do local. Atualmente são 100 e deve ampliar para 345. As garagens serão subterrâneas, o que permitiu o aumento das áreas do boxes e de circulação.

Mercado não fechará 

Todos os atuais permissionários serão mantidos, e mesmo durante as obras, o mercado não fechará. “Vamos utilizar provisoriamente o espaço onde funciona a Cesta do Povo e já estamos negociando com o secretário da Fazenda, Carlos Martins, a cessão de uma área contígua, pertencente à Secretaria da Fazenda”, explicou James Correia.

Melhor serviço 

O presidente da Ebal, Reub Celestino, disse que o primeiro objetivo da reforma é oferecer mais conforto e qualidade ao consumidor baiano. “É para o baiano que vai ao mercado que estamos realizando este grande investimento, mas o projeto é tão bom que, tenho certeza, se transformará em mais um ícone do turismo em Salvador”. Segundo ele, a reestruturação da Ceasa do Rio Vermelho não passa apenas pelas estruturas físicas, mas também de gestão, que será privada. “Além de melhor atendido na quantidade ofertada, o novo mercado proporcionará aos seus usuários uma melhor qualidade dos serviços”.

O estudo do mix e a reorganização do espaço físico atenderão às exigências da Vigilância Sanitária, permitirão ao consumidor melhor acesso aos boxes e principalmente maior garantia de qualidade de manutenção dos alimentos. A obra de reconstrução conta com recursos da própria Ebal, já aplicados na Caixa, enquanto a execução ficará sob a responsabilidade da Conder. 

ceasa
Nova ceasa do Rio Vermelho vai ser inaugurada em 2012 (Ilustração: Divulgação)