O QUE É: abertura do Seminário Desenvolvimento e Ferrovias – Região Nordeste
LOCAL: Hotel Othon Palace, Salão Itapuã (Ondina)
DATA: 23.09.11 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

Com o objetivo de levantar a atual situação dos ramais ferroviários do Nordeste e suas necessidades, traçando o diagnóstico regional, Salvador sedia nesta sexta-feira (23), às 9h, no Hotel Othon Palace, o "Seminário Desenvolvimento e Ferrovias – Região Nordeste”. O governador Jaques Wagner participa da abertura do evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista das Ferrovias do Congresso Nacional, com o apoio do Governo da Bahia.

O seminário deve reunir cerca de 200 pessoas, entre representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), governadores, secretários, dirigente de órgãos públicos, deputados, senadores, prefeitos, organizações sociais e sindicais e empresas vinculadas à temática.

Na oportunidade, serão discutidas as estratégias de melhoria do modal na região, informando o que já está sendo executado e planejado pelos estados. O engenheiro, professor e político Vasco Neto, idealizador da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), será homenageado no evento.

Seminário nacional

O encontro faz parte de outros que estão percorrendo o país, reunindo lideranças políticas e do setor em torno do aprimoramento da política nacional ferroviária. No dia 6 de outubro, será realizado um encontro nacional, com a presença de todas as regiões do país. O objetivo é elaborar o diagnóstico sobre a situação das ferrovias brasileiras e definir a estratégia de retomada e expansão deste modal de transporte no Brasil. Já foram realizados os seminários das regiões Sudeste, em São Paulo/SP; Sul, em Porto Alegre/RS; Centro-Oeste, em Cuiabá/MT; e Norte, em Rio Branco/AC.

Fiol

A ferrovia dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), terá 1.527 quilômetros de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões, até 2014.

A Fiol ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras, entre outras, – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pelas ferrovias Centro-Atlântica, Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.