O Procon-BA, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, atendeu até agosto 47.597 consumidores, passando a ocupar o quarto lugar em número de atendimentos em todo o Brasil. Ele só perde para os Procons dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, que ainda lideram o ranking dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Segundo a superintendente do Procon-BA, Cristiana Santos, o resultado reflete os esforços do Governo do Estado na ampliação dos postos de atendimento, de quatro para oito, no ano passado, possibilitando um maior acesso dos consumidores de bairros periféricos, como Cajazeiras, Liberdade e Periperi, aos serviços do órgão.

Houve ainda a implantação do primeiro posto de atendimento no interior, em Jequié, e a reforma do posto central da Carlos Gomes, que com mais guichês agora atende mais de três mil consumidores por mês.

“Nos últimos 12 meses, o Procon-BA atendeu mais de 70 mil pessoas, representando um aumento de 32,25%, com relação ao período de agosto de 2009 a julho de 2010 (53.232)”, disse a superintendente.