A primeira Consulta Estadual aos Povos e Comunidades Tradicionais acontecerá neste final de semana (10 e 11), em Feira de Santana, e contará com a participação de 150 jovens, com a faixa etária de 15 a 29 anos, oriundos de comunidades indígenas, terreiros, geraizeiros, quilombos, marisqueiras/pescadores, extrativistas (reserva extrativista), ciganos, fundo e feixo de pasto.

O evento promovido pelas secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Relações Institucionais (Serin) e pela Comissão Organizadora Estadual (COE) será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e tem como uma de suas finalidades selecionar 50 jovens que participarão da 2º Conferência Estadual de Juventude da Bahia, em outubro.

Na programação da consulta, os participantes encontrarão discussões temáticas e farão a escolha dos delegados por cada segmento. O encontro possibilitará aos jovens que fazem parte de Povos e Comunidades Tradicionais se inserir diretamente na discussão e construção de políticas públicas para juventude no âmbito estadual e federal.