As etapas territoriais da Conferência Estadual de Juventude continuam em várias regiões do estado, mobilizando jovens eleitos delegados nas conferências municipais e observadores, além de gestores, educadores e representantes do Legislativo local. Nesta sexta-feira (30), no Território de Itapetinga, foram apresentadas as prioridades regionais para o Plano Estadual de Juventude, com destaque para a educação, segurança e trabalho, a exemplo do que ocorreu nas conferências já realizadas.

Com 13 municípios, a região de Itapetinga não fez um número significativo de conferências municipais, mas a intensa participação da juventude elevou o número de inscrições para cerca de 250 pessoas. Elas debateram os 10 eixos e diretrizes do plano em grupos de trabalho e elegeram delegados para a conferência estadual, prevista para o período de 28 a 30 de outubro, em Salvador.

A conferência foi aberta por volta das 10h, com a participação do secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, do diretor geral da Executiva do Território, Edson Vieira, o secretário de Esportes de Itapetinga, ex-jogador do Bahia, Charles Fabian, que representou a prefeitura local, além de representantes da organização da conferência, de outros municípios e dirigentes de partidos.

Segundo o secretário, o Plano Estadual de Juventude, em tramitação na Assembleia Legislativa, é que norteia as políticas públicas a serem aplicadas para os jovens. “É um trabalho todo elaborado pela juventude e não por técnicos do governo. Eis porque a importância desse plano para vocês, que têm nas mãos uma responsabilidade muito grande, porque estão legislando sobre políticas públicas. Agora é a vez do arremate final para o fechamento do plano”.

Antes do início da montagem dos grupos de trabalho, o presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), Juremar Oliveira, lembrou que o conteúdo do Plano Estadual da Juventude trata de metas juvenis para os próximos 12 anos. “É a primeira lei que garante direitos à juventude da Bahia”.

As próximas conferências serão realizadas nos territórios de Vitória da Conquista, em Conquista, de Amargosa, do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, do Médio Rio de Contas, em Jequié, do Recôncavo, em Cruz das Almas.