Centenas de jovens do baixo sul da Bahia se reuniram nesta sexta-feira (30), em Valença, para discutir políticas públicas para o segmento, em mais uma etapa territorial da Conferência Estadual de Juventude que começou semana passada, em Juazeiro, no Território do Sertão do São Francisco, e segue até o dia 20 de outubro, quando acontecerá a última, na Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari. Durante o encontro foram eleitos 60 delegados para representar a região na conferência estadual, entre 28 e 30 de outubro. Os participantes discutiram ainda o texto base das conferências estadual e nacional e as prioridades para a juventude.

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Relações Institucionais, Vladimir Costa Pinheiro, chama a atenção o grande número de jovens interessados em participar do processo e a consequente ampliação do conteúdo debatido.

Os encontros prosseguem neste sábado (1º), em Vitória da Conquista, no Território de Vitória da Conquista e Amargosa, região do Vale do Jiquiriçá. No domingo é a vez do Médio Rio de Contas, na cidade de Jequié, e do Recôncavo, em Cruz das Almas.

As conferências ocorrerão em todos os 26 territórios de identidade do estado, com a participação de lideranças das regiões. A idéia é aprofundar as discussões sobre o Plano Estadual de Juventude e apontar as prioridades de cada localidade.