A Bahia realiza de forma pioneira, no dia 13 deste mês, a Conferência de Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e Egressos, em Simões Filho (Case Cia). Até lá etapas preparatórias estão ocorrendo como o encontro desta terça-feira (6), que acontece na unidade de semi-liberdade, em Vitória da Conquista. A primeira dessas reuniões foi realizada, na semana passada, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Juiz de Melo Matos (Case Feira), em Feira de Santana.

Potencializar a participação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no debate sobre as políticas públicas de juventude é o objetivo da conferência, que é resultado da parceria entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Juventude, ligada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

As pré-conferências serão realizadas em todas as unidades da Fundac – Case Feira, Case CIA, Case Salvador, unidades de semi-liberdade, Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso (Cafe), Centro de Arte e Cultura Pelourinho (Cecap) e Centro Educacional Elcy Freire. ‘Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos’ é o tema dos debates das etapas preparatórias e da 2ª Conferência Nacional de Juventude.

Em cada etapa, são eleitos delegados que participarão da Conferência na Case CIA, no dia 13 de setembro. No total, participarão do evento 150 adolescentes de todas as unidades e 15 deles serão eleitos para a conferência estadual de juventude, programada para outubro, em Salvador.