As ruas de Wenceslau Guimarães, a 290 quilômetros de Salvador, ganharam um novo colorido no domingo (11), quando aconteceu o dia de lazer do projeto Caravana do Lazer, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Centenas de crianças e jovens compareceram à Praça Nair Lopes Jenkis e se divertiram com as atividades e brincadeiras realizadas no local.

A iniciativa serviu para os 89 agentes que participaram do Curso de Capacitação de Multiplicadores do Lazer colocar em prática o que aprenderam em dois dias em sala de aula. Para o professor e diretor de escola, Lucas Tadeu, o evento foi uma oportunidade única, pois esclareceu como se trabalhar ou melhorar o lúdico dentro e fora da sala de aula. “Espero que aconteça mais vezes. Trabalho com alunos de 12 a 18 anos e através do esporte e do lazer ajudamos a transformar a vida deles”.

As crianças e toda a comunidade estiveram envolvidas nas atividades realizadas, como oficinas de pintura, desenho e reciclados, cama elástica, piscina de bolinhas, pista de sabão, jogos de ludo gigante, corrida maluca, dominó e dama gigantes, miniquadra de vôlei, golzinho, entre outras brincadeiras.

A dona de casa Maria da Conceição Santos levou as filhas Ana Cláudia e Carina, de oito e seis anos, à praça. “Estou muita agradecida por minhas filhas terem essa oportunidade de brincar sem ter que pagar nada. Valeu a pena a caminhada longa que dei para chegar até a praça”.

Mesmo com obesidade infantil, Tiago Silva Gomes, oito anos, não ficou de fora das brincadeiras e participou da cama elástica e da pista de sabão.

Para a agente capacitada Leila Luíza Pereira Souza, a experiência com o Caravana do Lazer foi muito proveitosa. “Tudo isso está sendo muito interessante, pois nos dá a oportunidade de aprender a desenvolver atividades que podem ser aplicadas no nosso dia a dia”.