Na próxima sexta-feira (23) termina o prazo para quem deseja opinar sobre os estudos de impacto ambiental previstos na implantação do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O documento deverá ser entregue no protocolo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ou por meio de carta registrada encaminhada para Rua Rio São Francisco, n°1, Monte Serrat / CEP: 40.425-060 / Salvador-BA.

No sábado (17), a população e representantes do poder público participaram da audiência pública promovida pelo Inema para discutir o processo de licença de localização do terminal, além do Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/ Rima).

Após a audiência, com o deferimento da licença ambiental, a conclusão do projeto executivo e a assinatura do convênio com o Programa Federal de Auxílio a Aeroporto (Profaa), o Derba poderá dar início ao processo licitatório para construção do novo aeroporto. O edital de licitação tem lançamento previsto para dezembro, contratação da empresa para fevereiro ou março e o prazo estimado para execução das obras é de 540 dias ou 18 meses.

O novo terminal será localizado a 8,5 quilômetros do centro do município, no distrito São José, também conhecido como Pé de Galinha. Estão sendo estimados recursos na ordem de R$ 86 milhões na implantação do projeto executivo. Toda a estrutura aeroportuária será montada numa área de 616 hectares.

Anseio da população

Foram disponibilizados ônibus para transportar até o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima – onde foi realizada a audiência –  a população residente nos diversos povoados circunvizinhos à área que sediará o novo aeroporto, a exemplo de São José (Pé de Galinha), Iguá, Quatis dos Fernandes, Simão e Campinhos. A trabalhadora rural Maria Madalena da Silva, moradora no povoado do Iguá, disse que “todos estão de parabéns pela iniciativa”, por entender que “esse aeroporto é um marco para o município de Vitória da Conquista”.

Estudantes também comparecerem à audiência, a exemplo da aluna de direito, Luciana França Castro, 22. Ela e outros colegas farão uma apresentação sobre o processo de licença de localização do novo aeroporto, na matéria de direito ambiental. Segundo a diretora de projetos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Derba, Anna Christina Cruz Dias, há muito tempo que a população reivindicava um novo aeroporto.

Representando o diretor-geral do Inema, Julio Motta, a coordenadora de ações estratégicas do órgão, Hosana Gaspar, presidiu a audiência e falou do significado da reunião. “É a parte mais importante do processo, pois, com base nas informações que são geradas, será elaborado o parecer técnico”.