A conclusão de projeto para a futura ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal, com captação no Rio Catolé, foi anunciada nesta sexta-feira (2) pelo presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, na sessão especial, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, que marcou a comemoração dos 40 anos da empresa

O presidente da Embasa também destacou a abertura de negociações com a prefeitura e a Câmara Municipal para transformar a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da cidade numa área de lazer. O investimento previsto nas duas ações é estimado em R$ 190 milhões, ainda segundo Abelardo Oliveira. A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos.

No município, a Embasa concluiu duas obras que beneficiarão mais de quatro mil moradores da área rural, com água canalizada e tratada. A empresa investiu recursos próprios da ordem da R$ 171,5 mil para ampliar a rede de abastecimento, beneficiando cerca de 2,4 mil habitantes do povoado de São João da Vitória, conhecido como Batuque, que fica localizado na BR-116, entre Conquista e Belo Campo. Também foram concluídas obras de extensão de rede dos povoados Itapirema, Laranjeiras, São Joaquim I e II, além do Assentamento União e Força, contemplando cerca de 1.600 pessoas.

Já na área urbana, destaca-se a implantação de linhas para abastecimento de conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Outra obra importante em fase de conclusão é o aumento da potência da estação elevatória do Alto do Candeias, a 983 metros de altitude, para bombear água tratada para o Alto Maron e normalizar o abastecimento nos bairros Ibirapuera, Guarani, Bateias 2 e Nenzinha Santos.