O governo estadual vem proporcionando diversos serviços sociais na comunidade do Calabar e Alto das Pombas, dentro do programa Pacto pela Vida. A população local comemora uma nova fase, em que suas demandas são ouvidas e diversas ações estão sendo realizadas ou programadas para atender algumas das suas necessidades mais importantes.

Entre as atividades desenvolvidas a curto prazo está o mutirão destinado ao cadastramento no programa Bolsa Família, emissão de carteiras de identidade e de trabalho, CPF e atendimento do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH). A reforma da quadra poliesportiva está em andamento, e a comunidade receberá equipamentos de esportes.

Na área de capacitação estão sendo oferecidas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) 20 vagas de qualificação para o emprego doméstico. O Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), disponibilizou 100 vagas para a Escola de Música Pracatum, liderada por Carlinhos Brown, e a Secretaria de Saúde (Sesab) 30 vagas em curso técnico de enfermagem. Há ainda apoio a empreendimentos solidários, proporcionando geração de renda.

Na área de infraestrutura social foram realizadas várias ações como revisão da rede elétrica e cadastramento para tarifa social de água e energia. Na saúde, um dos focos é o controle de câncer de mama, com rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos, por meio de mamografias e USG de mama e punção/biópsia.

A saúde sexual e reprodutiva também é uma preocupação, com a realização de palestras seguidas de debate individualizado, com médico urologista abordando principalmente a saúde do homem. Participam usuários, profissionais de saúde (ACS) e lideranças comunitárias. Em julho, foi realizada a Caravana da Saúde, com diversos serviços.

Outras ações

Também estão previstas para o Calabar e Alto das Pombas outras ações, entre elas, a implantação de curso pré-vestibular pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a construção de parque infantil, aquisição de livros e novo mobiliário para a Escola Aberta, introdução do programa Todos pela Alfabetização (Topa), oficina com mulheres sobre violência doméstica e oferta de curso de auxiliar em cozinha.

O trabalho de ocupação social é resultado da articulação de várias secretarias de governo, por intermédio da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Compõem a Câmara, a Sedes e as secretarias estaduais da Educação, da Saúde (Sesab), de Cultura (Secult), de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Agricultura, Irrigação e reforma Agrária (Seagri), Especial da Copa (Secopa), de Infraestrutura (Seinfra), de Políticas para as Mulheres (SPM), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Relações Institucionais (Serin), de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), da Segurança Pública (SSP) e doTrabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).