Com mais de 80 mil habitantes, o Complexo do Nordeste de Amaralina, que envolve os bairros Santa Cruz, Nordeste, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, ganha, nesta terça-feira (27), três Bases Comunitárias de Segurança para reforçar as ações do Programa Pacto pela Vida (PPV) do Governo do Estado. A inauguração será às 8h30, com a presença do governador Jaques Wagner.

A região possui um comércio forte e diversificado. Empresários e empregados que trabalham há décadas na comunidade estão otimistas. “Já está bom, e com essa base ficará melhor ainda”, afirmou Otoniel Soares dos Santos, funcionário de um açougue no Vale das Pedrinhas.

A sensação de que dias melhores virão também é vivida por Luís Carlos Ferreira Santos. Ele mora há 45 anos no Nordeste de Amaralina e há duas décadas mantém uma loja de artigos religiosos no bairro. “Aqui é muito bom para se morar. Nossa expectativa é de melhorar ainda mais. Essa base será essencial para acabar a violência. Vamos viver com mais tranquilidade. Moro aqui com minha família, filhos e netos”.

Alguns projetos sociais desenvolvidos no complexo são executados e mantidos por voluntários. A Associação de Mães e Adolescentes Carentes do Nordeste (Assmacor), presidida por Ana Cristina Santos de Jesus, realiza atividades de terapia ocupacional com 25 idosas, duas vezes na semana. Aos 80 anos, dona Everaldina Anatália dos Santos participa há 17 do grupo de idosos da associação. Ela não quer saber de ficar em casa vendo o tempo passar. “Aqui, a gente aprende, se diverte e passeia. É muito bom ter a obrigação de saber o dia certo de vir participar”.

Duas creches, que abrigam 32 crianças, nos turnos matutino e vespertino, também fazem parte das ações da Assmacor. A exemplo do que está sendo realizado no Calabar e no Alto das Pombas, em Salvador, a líder comunitária espera firmar parcerias com o poder público, por meio do PPV. “Como a gente já vem desenvolvendo trabalho voluntário, se tiver apoio, poderemos ampliar o espaço, melhorar a qualidade de vida, a alimentação e até a criatividade dos idosos. Será mais um incentivo pra eles”.

No Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Meneses Santana, no Beco da Cultura, 120 jovens estão matriculados no curso técnico em informática. Além de aprender uma profissão, eles dão manutenção gratuita em microcomputadores. “Aprendi bastante coisa interessante. Já fiz estágio no Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia). Tive uma boa aprendizagem lá, como aqui também. Sempre buscando aprender alguma coisa que venha melhorar para mim e para as pessoas”, disse Gabriel Santiago, aluno do 4º ano.

O professor e coordenador do curso, Manoel Palma Vidal, explicou que a intenção é estender as atividades às outras unidades públicas de ensino da região. “Houve uma reunião do Pacto pela Vida, onde foram expostas essas necessidades dos gestores das outras escolas. Já que temos um curso técnico aqui, queremos aproveitar essa mão de obra nas outras escolas”.

Ações previstas ou em andamento

Qualificação profissional
Por meio do Qualifica Bahia, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), são oferecidos quatro cursos, cada um com 30 vagas. Dentro do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), outros 100 alunos aprendem uma nova profissão.

O Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), também capacita outra centena de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.

Cultura
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) implantou o Núcleo de Formação em Dança, com iniciação à dança para crianças e qualificação artística em dança para jovens, aulas de balé clássico (140 alunos), práticas das Danças Populares e Dança Afro-brasileira (30 alunos).

Esporte e lazer
Cerca de 70 pessoas também fazem parte do grupo de convivência de idosos, executado pela Sedes. Outras 750 pessoas de diferentes idades participam das atividades esportivas (futebol, futsal, basquete, ginástica, natação e vôlei) oferecidas pela Sudesb. A partir de outubro, a Caravana do Lazer no Nordeste de Amaralina capacitará monitores voluntários e doará equipamentos de esporte e lazer.

Segurança Alimentar
O projeto Ajeum realizará ações voltadas aos povos e comunidades tradicionais. Uma horta comunitária prevista para entrar em operação, também a partir do próximo mês, contemplará 52 famílias. Pescadores serão capacitados para produção e infraestrutura produtiva. Para isso, eles contarão com doações de quatro barcos e apetrechos de pesca.

Educação
O programa Universidade Para Todos, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), oferece curso pré-vestibular para 72 alunos. Mais de 500 moradores são beneficiados por mês pelo Centro Digital da Cidadania.

Cidadania e direitos humanos
Somente no mês de agosto, o Tribunal de Justiça e a Faculdade Ruy Barbosa, com o Balcão de Justiça e Cidadania, atenderam 160 pessoas. As ações no Nordeste de Amaralina serão desenvolvidas pelas 14 secretarias que fazem parte da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida – Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Educação (SEC), Saúde (Sesab), Cultura (Secult), Promoção da Igualdade (Sepromi), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Assuntos da Copa (Secopa), Infraestrutura (Seinfra), Políticas para as Mulheres (SPM), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Relações Institucionais (Serin), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Segurança Pública (SSP) e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).