Criado pelo Governo do Estado com a missão de reunir diversos órgãos da administração estadual e municipal para reduzir os índices de violência, especialmente os crimes contra vida, o programa Pacto pela Vida foi apresentado, nesta terça-feira (20), pelo delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, na abertura do ‘Seminário Internacional sobre Políticas e Estratégias de Enfrentamento ao Crime Organizado: Saberes e Práticas’, promovido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Hotel Bahia Fiesta. O evento termina nesta quarta-feira (21).

Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública e com especializações em Israel, Espanha e Colômbia, Hélio Jorge falou da importância da visão estratégica com que as instituições ligadas à segurança pública, como as polícias Civil, Militar e Técnica, estão adotando para combater a criminalidade no estado da Bahia. “Esta interação é fundamental para a discussão de propostas e metas conjuntas destinadas a reduzir a violência e a criminalidade, além dos homicídios e tentativas de homicídios na Bahia como estabelece o Pacto Pela Vida”.

Com a proposta de aprofundar a análise do crime organizado e discutir estratégias de enfretamento para o problema que o crime organizado representa tanto no Brasil como no exterior, o seminário é coordenado pela professora Ivone Freire Costa, que está à frente do Programa de Estudos, Pesquisas e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública (Progesp), da Ufba.

“O seminário pretende indicar caminhos para a construção de uma cultura de paz, no qual uma iniciativa como o Pacto pela Vida é fundamental, pois busca a interação dos órgãos governamentais ligados ao bem-estar social e da sociedade para obter o êxito esperado”, afirmou a professora Ivone.