O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), colegiado vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), e o Conselho Nacional (CDES) vão articular ações integradas e parcerias de cooperação técnica com o propósito de aprimorar a Agenda Nacional de Desenvolvimento. Para isso, houve um encontro, na semana passada, em Brasília, entre o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares, e a secretária do CDES, Esther Albuquerque.

Durante o encontro foi discutida a necessidade de criação de grupos de trabalho sobre a visão estratégica do desenvolvimento sustentável, a convergência entre os segmentos representativos do Conselho e a elaboração de pareceres que possibilitem o processo de estruturação entre as políticas de desenvolvimento.

A troca de experiência tem como propósito possibilitar que o Codes “promova o debate sobre o desenvolvimento da Bahia em uma perspectiva sistêmica e de longo prazo, articulando as relações de governos com representantes da sociedade. O diálogo plural, a capacitação técnica e a determinação política qualificam e viabilizam um projeto”, afirmou Valadares.

No próximo dia 22, ele participará da reunião do grupo temático da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em Brasília, que ocorrerá em 2012, no Rio de Janeiro, em celebração aos 20 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – a EcoRio-92.