O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), representou a Bahia na 2ª oficina ‘Acordo para o Desenvolvimento Sustentável – RIO+20", realizada nesta quinta-feira (22), em Brasília, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O objetivo do evento foi receber contribuições da sociedade para consolidar documento que será enviado à Comissão Nacional responsável pela elaboração da carta de posicionamento do governo brasileiro, a ser encaminhada às Nações Unidas. A ONU é a organizadora da Conferência RIO+20, que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro, e terá a presença de centenas de chefes de estado como ocorreu há 20 anos, na Rio 92. Os dois temas da RIO+20 serão a economia verde e erradicação da pobreza.

"A oficina é uma oportunidade para ordenar a agenda de cada estado e segmento social, definindo indicadores capazes de monitorar e mensurar processos de desenvolvimento sustentável e também propor arranjos e governanças imprescindíveis para sua efetividade", afirmou o coordenador do Codes, Edson Valadares, que participou da oficina.

A RIO+20 acontecerá em um cenário marcado por uma grave crise econômica e financeira que exige mudanças de paradigmas com investimentos em inovação, tecnologias limpas e infraestrutura. "A garantia da seguridade social de caráter universal e integral só ocorrerá com crescimento econômico e distribuição de renda", disse Valadares.

O Conselho de Desenvolvimento Nacional fará em outubro próximo a oficina ‘A Bahia na RIO+20’ com a intenção de obter contribuições dos conselheiros do Codes-Bahia para a elaboração da carta a ser apresentado pelo Brasil à ONU.