A possibilidade de negócios entre a Nigéria e a Bahia foi o tema principal do encontro entre o novo embaixador do país africano no Brasil, Vincent Okoedion, e o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, nesta segunda-feira (5), na sede da SICM, no Centro Administrativo da Bahia. O embaixador revelou a intenção do seu país em trocar informações e estreitar parceria que possibilite a realização de negócios entre baianos e nigerianos.

O secretário prometeu ao embaixador preparar um estudo identificando áreas e setores que sejam interessantes para o investimento por parte de empresários nigerianos. “A possibilidade de negócios existe. Nesse intercâmbio, a Nigéria pode vir a ser uma opção interessante na prospecção de negócios pelo empresariado baiano”.

James Correia destacou ainda o clima e a identificação étnica e cultural entre Bahia e Nigéria como pontos importantes no estreitamento das relações para uma futura realização de negócios. “Setores agrícola, têxtil, moda e de alimentos podem representar uma boa opção de negócios na Nigéria para empresários baianos”.

Na última década, a economia nigeriana vem caminhando a passos largos, registrando taxas de crescimento entre 8% e 9% ao ano. A Nigéria é o mais populoso país da África e uma das maiores economias do continente. Junto com Angola, é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e tem no petróleo – produto que representa 20% do PIB nacional – a sua grande riqueza. No setor agrícola, destacam-se as culturas do amendoim, óleo de palma (dendê), cacau, cítricos, milho, sorgo, mandioca, inhame e cana de açúcar.