Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que em 2004, em todo o mundo, foram contabilizados mais de um milhão de suicídios, o que representa uma média de um suicídio a cada 35 segundos. Para cada suicídio consumado, estima-se de 15 a 25 tentativas.

Com o objetivo de discutir em que medida a clínica e a pesquisa podem caminhar juntas no sentido da prevenir o suicídio, acontece nesta sexta-feira (30), das 8h30 às 18h, no Fiesta Bahia Hotel, o II Fórum Baiano sobre Suicídio, iniciativa do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), através do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS).

O encontro tem como tema central “Suicídio: a pesquisa e a clínica na prevenção”, e abordará assuntos como a prevenção do suicídio, a pesquisa na prevenção ao suicídio, violência doméstica em mulheres que tentaram o suicídio, avaliação de risco e manejo do comportamento suicida e leitos psiquiátricos em hospital. Entre os profissionais convidados está o professor Neury Botega, da Unicamp, que se destaca em pesquisas sobre interface entre a Psiquiatria e outras especialidades médicas, prevenção do comportamento suicida e qualidade de vida.