O planejamento para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, até o término desta gestão, está sendo discutido na 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (8ª Conferes), que acontece no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Com o tema ‘Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro’, o evento foi aberto nesta segunda-feira (12) pelo governador em exercício, Otto Alencar, e o secretário da Saúde, Jorge Solla. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deverá realizar palestra nesta terça-feira (13).

O acesso do público à conferência, que prossegue até a próxima quinta-feira (15), foi apenas neste primeiro dia. Nos demais, a participação é restrita aos delegados, que representam os usuários do SUS, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores. A população poderá acompanhar todo o debate por meio da transmissão online, no Portal Sesab.

Neste primeiro dia foram nomeados 32 integrantes e respectivos suplentes do Conselho Estadual de Saúde, formado por usuários, profissionais da saúde e prestadores de serviço. O secretário também fez um balanço dos principais avanços do SUS na Bahia, resultado da 7ª Conferes.

Encontro anterior pautou avanços na saúde

Segundo Jorge Solla, as diretrizes aprovadas na 7ª Conferência Estadual de Saúde pautaram a elaboração do Plano Estadual de Saúde e deram o norte para grandes ações nos quatro primeiros anos de gestão. “Os benefícios foram levados a várias áreas, resultaram na ampliação do Saúde da Família, na entrega de 1.218 novos leitos hospitalares. Também o número de leitos de UTIs praticamente dobrou, fortalecemos as ações de imunização, vigilância e prevenção, além da capacitação de recursos humanos, qualificamos os trabalhadores da saúde, promovemos concurso público e contratamos profissionais”.

Segundo o secretário, as decisões da conferência passada geraram diretrizes de governo, que foram executadas e contribuíram para melhorar o acesso da população ao serviço de saúde. “Agora, nesta conferência, estamos fazendo este balanço e construindo a pauta para o próximo período”.

O governador em exercício lembrou que o Governo do Estado vem investindo em saúde mais do que está previsto na lei, que são 12% da receita do Estado. “No ano passado, por exemplo, foram aplicados 13,77%. Já construímos cinco novos hospitais de grande porte, além de outros investimentos. A discussão hoje é a emenda que está sendo analisada no Congresso Nacional de como se financiar este aporte de recursos”.

416 municípios baianos realizaram suas conferências

A etapa estadual da conferência se inicia com um número comemorativo – dos 417 municípios baianos, 416 realizaram suas conferências. A 14ª Conferência Nacional de Saúde acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano, em Brasília. A partir da conferência estadual serão escolhidos os delegados que representarão a Bahia na etapa nacional.

Agregado ao tema do evento está o debate de uma política de Estado, que envolve o Programa Bahia Saudável, responsável por trazer na sua política um conceito de saúde que vai além da doença física, chegando a uma amplitude do pensar a saúde como um estado adequado de bem-estar físico, mental e social.