Nos quatro primeiros dias de atendimento em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul do estado, o programa Saúde em Movimento já realizou mais de mil consultas, além de uma média diária de 250 cirurgias. A iniciativa da Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com o DayHorc Hospital de Olhos, pretende chegar a mil procedimentos cirúrgicos até o final da semana. Uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes realizam consultas, exames e cirurgias, com destaque para a catarata, uma doença ocular que é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Pelo menos três mil atendimentos e cerca de mil intervenções cirúrgicas devem ser feitas gratuitamente até a próxima sexta-feira (30), proporcionando aos moradores acesso à saúde pública com maior facilidade e eficiência. Para garantir segurança e acessibilidade, uma estrutura foi montada com cobertura, rampas de acesso, sanitários e monitores, que encaminham os pacientes para os procedimentos.

“Estamos junto com a Secretaria da Saúde do Estado e os municípios para prestar assistência aos moradores de Cabrália e de microrregioões próximas. Pensamos cuidadosamente na infraestrutura para que eles tenham toda segurança e cuidados necessários”, disse o presidente do DayHorc, Ruy Cunha.

Os pacientes acima de 60 anos têm prioridade nas consultas, mesmo aqueles que não apresentam doença ocular. Para pessoas desta faixa etária foram disponibilizadas duas mil vagas e outras mil para alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Casos de diagnóstico da doença são encaminhados para a cirurgia com todas as despesas pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento cirúrgico que acontece no Hospital Professor José Maria de Magalhães Netto leva em média cinco minutos. O aposentado Marconiedson Araújo da Silva, 75 anos, aproveitou para melhorar a qualidade da visão. “Há dois anos descobri a doença. Minha filha soube do projeto e saímos de Guaratinga, quase 100 quilômetros, mas fui bem-recebido aqui. Passei pelos procedimentos e fiz minha cirurgia, rapidinho”.

Quem também comemorou foi Raimundo Teodoro do Santos. “É bom poder enxergar de novo. Estou apenas aguardando a revisão do médico, porque fiz a consulta e a cirurgia no mesmo dia”.

O governador Jaques Wagner acompanhou nesta terça-feira (27) os serviços prestados pelo programa, que teve início no município no dia 24. “Em uma semana, mil baianos vão poder voltar a enxergar melhor e com um procedimento simples, que dura pouco mais de três minutos e feito de forma gratuita, pelo SUS. Este programa já rodou a Bahia inteira e continuará garantindo o atendimento oftalmológico e tratamento da Catarata”.

Programa

Há dois anos o Saúde em Movimento realiza ações itinerantes pelo interior da Bahia, levando serviços especializados de saúde aos moradores de diversas regiões. As cirurgias tiveram início após a demanda identificada pelos técnicos do Governo do Estado, quando perceberam que e o índice do aproveitamento dos alunos do Topa estava prejudicado por causa da visão, e que muitos já adultos tinham dificuldade em acompanhar as aulas.

Os alunos do Topa têm preferência no atendimento do programa. Após passarem por todas as etapas da avaliação do quadro clínico, que inclui o cadastramento, dilatação de pupila, aferimento de pressão ocular e avaliação médica, se for identificada a necessidade de uso de óculos, eles também são encaminhados para a aquisição das lentes corretivas.

Publicada às 16h55
Atualizada às 21h50