Desde o dia 10 deste mês não há registro de caso novo de meningite meningocócica C em funcionários do Complexo Hoteleiro Costa de Sauípe, localizado no município de Mata de São João. Isso, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), evidencia a interrupção da cadeia de transmissão da doença, o que permite considerar encerrado o surto de doença meningocócica na área, onde houve sete casos confirmados e quatro óbitos. Ainda segundo a Sesab, trata-se do primeiro e único surto ocorrido este ano no estado.

Em Sauípe, as secretarias estadual e municipais de Saúde de Camaçari, Mata de São João e Entre Rios realizaram um trabalho conjunto, com aplicação de quimioprofilaxia, utilizando antibiótico, medida adotada em consonância com as normas técnicas padronizadas pelo Ministério da Saúde e considerada como a mais eficiente para bloqueio de surto, tanto no ambiente de trabalho como no domicílio, para todas as pessoas que tiveram contato direto com os trabalhadores que adoeceram.

Uma equipe de técnicos da Vigilância Epidemiológica também acompanhou e monitorou in loco as possíveis novas ocorrências na região, realizando vigilância ativa destinada à identificação e busca dos contatos para quimioprofilaxia, e também prestando orientações aos moradores e turistas das localidades próximas ao surto.

A Sesab também viabilizou, em parceria com o complexo hoteleiro, o reforço da assistência médica à população, sendo que todos os casos considerados suspeitos tiveram atendimento prioritário, inclusive com a realização de exame laboratorial para fechar diagnóstico.

Ainda de acordo com a Sesab, o surto esteve restrito a um grupo específico de funcionários que tiveram contato entre si, não sendo registrado nenhum caso em hóspedes e visitantes do complexo hoteleiro, fato que evidenciou não ser tecnicamente necessária a interdição de nenhuma área ou evento programado para complexo hoteleiro.