A brincadeira se tornou a principal aliada da Polícia Militar na hora de ensinar a crianças de quatro a seis anos noções de segurança, educação para o trânsito, prevenção de acidentes domésticos, perigos de armas de fogo. É por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela PM, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, que crianças e adolescentes de toda a Bahia aprendem a se proteger da violência. O programa beneficiou nesta sexta-feira (30) os alunos da creche-escola pertencente à Associação Beneficente Evangélica de Cajazeiras (Asbec). A metodologia utiliza atividades lúdicas para prender a atenção dos pequenos.

Durante as aulas, foram utilizadas fichas com ilustrações de diversas situações. A primeira mostra como identificar sinais de trânsito, como atravessar ruas e avenidas. Logo depois, a sargento Elisângela Santana fez uma brincadeira, em que os meninos e meninas tinham que apontar os símbolos de trânsito e dizer para que servem. “É muito legal aprender assim”, afirmou Gabriela Silva, seis anos. Ela e os colegas também aprenderam os números de emergência, como o da polícia (190).

Outra ficha ensinou os estudantes a sempre desconfiarem de estranhos, não aceitarem chocolates, dinheiro, brinquedos, entre outros, e nem acompanharem pessoas desconhecidas sem a permissão dos pais ou responsáveis. “Queremos com isso evitar os vários tipos de violência contra as crianças e os adolescentes, para que eles não sejam aliciados para o tráfico”, explicou o coordenador pedagógico do Proerd, capitão Elsiman Leão.

Segundo ele, a metodologia utilizada durante os cursos é desenvolvida por psicopedagogos, e todos os instrutores são graduados em pedagogia e têm experiência em sala de aula. Para os adolescentes, o método se utiliza de apresentações teatrais e um curso com dez módulos que abordam vários temas. Ao final do curso, os alunos receberão certificados.

De 2003 até o primeiro semestre deste ano, o Proerd já atendeu mais de 215 mil estudantes em toda a Bahia.