Pelo menos dez homicídios registrados no Bairro da Paz, nos últimos anos, tiveram como mandante ou autor o traficante Márcio Ribeiro Cavalcanti, 34 anos, o ‘Ás de copas’ do baralho dos procurados da Justiça, apresentado à imprensa, na manhã desta segunda-feira (5), na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), no Complexo Policial dos Barris. Com dois mandados de prisão preventiva em aberto, por tráfico de drogas e homicídio, Márcio, conhecido também como ‘Paulista’, preso no sábado (3), por policiais militares, será transferido para o Presídio de Salvador.

O delegado Daniel Pinheiro, titular da DTE, que ao lado do tenente PM Leite, da Rotamo, apresentou Márcio aos jornalistas, autuou o criminoso em flagrante por corrupção ativa e tráfico de drogas. Ao ser preso no Bairro da Paz, ‘Paulista’ portava certa quantidade de cocaína, exibiu um documento falso e tentou subornar os policiais oferecendo-lhes a quantia de R$ 50 mil para não ser conduzido à delegacia.

De acordo com as investigações, Márcio Cavalcanti compartilhava a liderança do tráfico de drogas no Bairro da Paz com um comparsa conhecido como ‘Beto’, este já no Complexo Penitenciário de Mata Escura. Os dois encomendaram e também praticaram vários homicídios, tendo como vítimas integrantes de quadrilhas rivais e pessoas que contraíram dívidas de drogas.

Márcio teria participado ainda de uma chacina ocorrida há sete anos, no Bairro da Paz, quando seis pessoas foram assassinadas. As investigações também indicam que ‘Paulista’ e ‘Beto’ agiam em articulação com o traficante Genilson Lino da Silva, o ‘Perna’, mantido desde junho de 2008 num presídio de segurança máxima no estado do Paraná.