Para quem tem uma ideia criativa e não sabe como colocá-la em prática, uma boa oportunidade é participar do concurso ‘Ideias Inovadoras 2011’, cujas inscrições terminam no próximo dia 15 de setembro. Serão premiadas quatro categorias (graduação, pós-graduação, pesquisadores e inventores independentes) e em todas elas o primeiro colocado vai ganhar R$ 8 mil; o segundo, R$ 5 mil e o terceiro, R$ 3 mil.

O concurso tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar as ideias inovadoras no âmbito do Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti). O Sebrae também apoia a iniciativa.

A comissão julgadora será constituída por consultores especializados designados pela Fapesb. O candidato deverá preencher o formulário on line específico para o concurso disponível no portal da Fundação.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, todos os anos a comunidade acadêmica e os inventores baianos aguardam com expectativa esse edital, que serve de estímulo à criatividade e inovação. Ele lembra que o futuro Parque Tecnológico, que será inaugurado este ano, em Salvador, também ajudará nesse processo, pois contará com uma incubadora de empresas de base tecnológica. “Será um espaço para o fomento de novos negócios e ideias criativas em prol do desenvolvimento do Estado”, diz o secretário.

Os participantes do concurso ‘Ideias Inovadoras 2011’ poderão concorrer apresentando propostas desenvolvidas individualmente ou em grupo. No caso dos projetos elaborados em equipe, deverá ser indicado um membro, diretamente no formulário on line, para ser o representante oficial do grupo. Os prêmios em dinheiro serão entregues a este representante, que se responsabilizará pela distribuição dos recursos entre os demais participantes ou investimento no projeto, a critério do grupo. A solenidade de premiação está prevista para acontecer em novembro deste ano.