Com o título ‘Brasil lança processo de diálogo social sem precedentes para promover o emprego e trabalho decente’, o site da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com sede em Genebra, publicou notícia da III Conferência Estadual do Trabalho Decente realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nos dias 22 e 23 deste mês, em Salvador. No evento estava a diretora regional da OIT na America latina e no Caribe, Elizabeth Tinoco.

O texto em inglês informa que o Brasil lançou uma série de conferências sobre a criação de emprego e trabalho decente num esforço para promover o diálogo social em uma escala, o que é inédito no mundo. Tinoco diz que “em nenhum outro país tem havido um esforço para o diálogo social, com o objetivo de chegar a um consenso sobre a implementação de políticas para a geração de mais e melhores empregos”.

A conferência estadual foi a primeira de uma série de 27 que serão realizadas em todos os estados do Brasil para formulação de propostas e eleição de delegados à Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, em Brasília, na capital federal em maio de 2012. As conferências estaduais foram precedidas por dezenas de conferências municipais.