O legítimo artesanato produzido na Bahia é a atração principal no Jardim dos Namorados, Pituba, a partir deste sábado e no domingo (17 e 18). É a Feira Baiana de Artesanato, promovida pelo Instituto Mauá, com apoio do Sebrae/BA, deste mês a março de 2012, em fins de semana alternados, das 16h às 21h.

Opção gratuita de lazer, a feira oferece ao público uma amostra do talento e da criatividade dos artesãos baianos, com opções para todos os gostos – e bolsos. Utilitários e decorativos de cerâmica, esculturas de madeira e massa fria, orixás de metal, baianas de cabaça, oratórios e bonecas de aproveitamento de material e reciclagem, instrumentos musicais em miniatura, utilidades do lar, cestaria e trançado, renda, artesanato afro-baiano, bijuterias e biojoias, entre tantas outras tipologias, estão reunidos em 80 barracas com o artesanato de Salvador e mais dez toldos com peças do interior, artesanato indígena e economia solidária, além de obras assinadas por artistas plásticos e venda de flores.

A feira também traz um espaço gastronômico, com 20 barracas comercializando quitutes e pratos típicos da culinária regional. O espaço conta com um palco para shows, com apresentações de artistas locais a partir das 18h.

E, nesta nova temporada, a Feira Baiana de Artesanato preparou uma programação especial, dedicada às crianças. São oficinas gratuitas, votadas à pintura e ao artesanato, sob a supervisão e coordenação do Mauá, das 16h às 18h.

“Além de valorizar os artesãos, a feira é um importante canal de escoamento da produção. É a oportunidade de comercializar as peças diretamente com o público-alvo, assegurando geração de renda e consolidando a atividade como fonte de emprego”, disse a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

Somente na última temporada, a feira movimentou mais de R$ 570 mil, beneficiando cerca de dois mil artesãos, entre autônomos, associações, núcleos e cooperativas.