A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), integrante da Câmara de Prevenção Social do programa Pacto Pela Vida, está investindo, até 2012, na qualificação de 554 moradores do Complexo do Nordeste de Amaralina, que envolve os bairros de Santa Cruz, Nordeste, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, em Salvador.

Este ano, 28 mil trabalhadores do estado, distribuídos em mais de 400 municípios baianos, estão participando de diversos cursos de qualificação social e profissional oferecidos por meio de programas executados pela Setre. São jovens entre de 16 a 29 anos e trabalhadores de até 60 anos, que estão tendo a oportunidade de se qualificar para ingresso ou retorno ao mercado de trabalho, com prioridade para localidades e municípios atendidos pelo programa Pacto pela Vida, uma iniciativa do Governo do Estado.

Qualifica Bahia

Especificamente para o bairro do Nordeste de Amaralina foram qualificados 110 trabalhadores, nos cursos de trabalho doméstico-qualificação e cidadania, cabelereiro, camareira, pedicure e manicure. As aulas do Plano Terriotorial de Qualificação (PlanTeQ) foram ministradas no Centro Social Urbano–CSU, localizado no Beco da Cultura, no referido bairro. Ainda neste segundo semestre de 2011, serão qualificados mais 174 jovens trabalhadores do Complexo do Nordeste de Amaralina, nos cursos de manicure e recepcionista com espanhol, através do Qualifica Bahia. A ação da Setre está em fase de inscrição.

Pelo Projovem Trabalhador, em fase final de execução, 90 jovens participam de dois cursos: recepcionista de hotel e atendente de consultório médico, com as aulas sendo ministradas na Faculdade Unime, localizada no bairro do Imbuí. Em todo o estado, a meta do Projovem Trabalhador é qualificar 9.500 jovens em 115 municípios.

Programa Trilha

Também com foco direto na juventude do Complexo do Nordeste de Amaralina, a Setre deverá executar ainda este ano dois programas. Na Trilha do Emprego serão 130 vagas nos cursos de: desenhista técnico (CAD), almoxarife, operador de telemarketing (noções de inglês), atendente de lanchonete (noções de espanhol) e corte e costura para os bairros do Nordeste e Santa Cruz.

Na Trilha das Artes, a previsão é de 40 vagas em dois cursos de agente de cultura e animador cultural e culturas digitais e mobilização de redes sociais. Já o Na Trilha do Esporte, previsto para primeiro semestre de 2012, serão disponibilizadas 150 vagas voltadas para cursos de monitoria do esporte e o setor náutico (manutenção de embarcações), visando a realização das Olimpíadas Rio 2016 e a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Serão oferecidos os cursos de capotaria náutica, mecânica náutica, marcenaria náutica e auxiliar esportivo, nas modalidades de: basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol. “A formação social e profissional dos moradores desse complexo de bairros consolida o compromisso assumido pelo Governo do Estado, de continuidade dos programas voltados para os que mais precisam”, finaliza Nilton Vasconcelos.