O voo charter semanal Paris-Salvador, que terá início no dia 24 de outubro, deve trazer mais de cinco mil franceses à Bahia num período de sete meses. A rota, operada pela Helíades e XL Airways France, terá uma aeronave com capacidade para 189 passageiros, e a expectativa dos agentes é de que haja mais de 90% de ocupação durante o seu funcionamento.

O lançamento oficial do voo foi feito, na terça-feira (21), durante a Top Resa, feira de turismo realizada em Paris. O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, participou do evento e destacou a importância dos franceses para o setor no estado, perante uma plateia formada por 200 operadores e agentes europeus. “A França é o segundo país que mais envia turistas à Bahia, com mais de 50 mil visitantes por ano. Eles representam 11% do total de estrangeiros que passam pelo estado”.

Leonelli também ressaltou a ligação cultural e musical entre baianos e franceses, ao destacar personagens da história e dos lugares como Jorge Amado, Pierre Verger e Milton Santos. “Além disso, a Bahia e a França possuem a mesma extensão territorial e as bandeiras possuem as mesmas cores”.

Rota pode se tornar fixa

O secretário baiano também negocia para que o voo se torne regular. Nesta quarta-feira (21), ele se reuniu com o presidente da XL Airways France, Laurent Maginin, e com o diretor da empresa, Bernard Xavier Spokojny, para ampliar a permanência da rota. Segundo informações da Embratur, Salvador é o terceiro principal destino de lazer dos franceses, atrás apenas do Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. A pesquisa revela ainda que os visitantes, em sua maioria, são homens e mulheres com idades entre 25 e 50 anos e com formação superior e pós-graduação.

“Para garantir o fluxo e dar sustentação ao voo serão realizados roadshows em diversas cidades francesas, em parceria com a Embratur. Esses eventos são voltados para agentes e operadores de viagem”, explica a diretora de Relações Nacionais da Bahiatursa, Rosana França.