Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Gay de Camaçari (GGC) e o Grupo Antiaids do município concedem ao programa Soterópolis, da TVE Bahia, o Prêmio Cidadania, Prevenção e Ação–Dr. Eduardo Barbosa, categoria Publicidade e Comunicação. A cerimônia de entrega do prêmio acontece neste sábado (24), a partir das 20h, no Plenário da Câmara Municipal de Camaçari.

A premiação concedida ao Soterópolis é um reconhecimento das entidades responsáveis por sua realização, à abordagem feita pelo programa sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que diz respeito à união civil entre pessoas do mesmo sexo, exibida em 19 de maio de 2011.

A coordenadora de programação e conteúdos da TVE, Silvana Moura, feliz com a conquista do prêmio, ressalta que o Soterópolis sempre deu espaço ao combate à homofobia, com reportagens sobre a violência aos homossexuais, matérias sobre artistas transformistas, literatura sobre o assunto, cobertura de manifestações, entre outros temas relacionados ao universo GLBT.

“Além da matéria que motivou a conquista do Prêmio Cidadania, Prevenção e Ação–Dr. Eduardo Barbosa, o programa Soterópolis tem um quadro, único na TV baiana, dedicado exclusivamente ao universo GLBT, o Ponto G, cuja apresentação é feita pelo jornalista Eugênio Afonso”, destaca Silvana Moura.