Um dos principais eventos de estímulo às atividades comerciais do Nordeste, a Feira do Empreendedor 2011 foi aberta ao público na tarde desta terça-feira (4), no Centro de Convenções, em Salvador. Até o próximo sábado (8), uma extensa programação, com ideias e oportunidades de negócios em diversos setores, estará à disposição dos empreendedores baianos para auxiliá-los nas suas iniciativas.

A abertura oficial da feira, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), ocorreu à noite, com a presença do governador Jaques Wagner, do presidente em exercício do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos, do superintendente e do presidente do Conselho Deliberativo Sebrae/BA, Edival Passos e João Martins da Silva Júnior, respectivamente, entre outras autoridades.

De acordo com Edival Passos, até o último dia 30 de setembro já haviam sido contabilizadas mais de 35 mil inscrições pela internet. Ele informou também que 45 mil pessoas devem conferir de perto as tendências e estratégias para alavancar os negócios.

Trabalho próprio

“Ampliamos o espaço de atendimento empresarial aos empreendedores que já têm negócio e querem ampliá-lo e aos potenciais empresários que querem começar um novo negócio ou iniciar a primeira atividade empreendedora”, explicou Passos. Ele destacou ainda a parceria com o poder público que, segundo ele, desburocratiza as etapas para quem quer ser dono do próprio negócio.

Durante visita aos estandes, o governador reafirmou que a iniciativa do Sebrae vai ao encontro da política do Estado, que é fazer com que as pessoas tenham uma ocupação, e que isso lhes permita viver do próprio trabalho. “Queremos fazer as pessoas progredirem do ponto de vista empresarial. Temos que viabilizar linhas de financiamento, ter o Sebrae para empresariar, oferecer cursos de capacitação e acesso à inovação”.

O governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa, é um dos patrocinadores da feira. Outros órgãos estaduais também participam da extensa programação. Na quinta e sexta-feira (6 e 7), a Secretaria da Administração (Saeb) apresentará as experiências em licitações e compras públicas, e a Desenbahia as linhas de crédito.

Copa 2014

No Espaço Oportunidades 2014, da Secretaria Especial para Assuntos da Copa de 2014, os visitantes conhecerão as possibilidades de negócios antes, durante e após o próximo mundial de futebol, que será realizado no Brasil. A apresentação de inovações tecnológicas ficará a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Ainda no evento, os empresários podem encontrar vários editais de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb).

Até o último dia, a feira oferecerá 19 mil vagas e 350 capacitações nas áreas de gestão empreendedora, gastronomia, moda, marketing, franquia, mercado internacional, confecções, comércio eletrônico, beleza, vendas, crédito, inovação e sustentabilidade. Mais de 40 eventos de capacitação são gratuitos.

A microempresária Sandra Moraes aproveitou para assistir a oficina que ensina os empreendedores a adquirir empréstimos junto a instituições financeiras. “Vim participar dessa palestra para me atualizar e saber como posso conseguir linhas de crédito para jogar minha empresa pra frente e impulsionar o crescimento do nosso negócio”.

As inscrições para as palestras e oficinas pagas e gratuitas devem ser feitas no dia da capacitação, no local do evento. As oficinas custam R$ 10 e as palestras R$ 20, cada uma. Os interessados podem participar de até dois eventos gratuitos por dia. A programação completa está no site da feira.