Vila Marambaia e Campo Seco são dois povoados de Itacaré, um dos principais destinos turísticos do sul do estado, que vão contar com água tratada fornecida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Serão beneficiadas com a obra, prevista para começar em novembro deste ano, aproximadamente duas mil pessoas, hoje praticamente ligadas ao núcleo urbano devido à rápida expansão do município.

Na terça-feira (25), representantes da empresa se reuniram com a comunidade e lideranças políticas para explicar o projeto. As obras devem ser concluídas em oito meses e o investimento, realizado com recursos próprios da Embasa, é de R$ 720.016,51. Para o líder comunitário Charles Anes, a obra “é um sonho de toda a comunidade”.

O prefeito de Itacaré, Antônio Mário, ressaltou que a iniciativa atende à necessidade de crescimento do município. Atualmente, a população usa poços artesianos ou de pequenos riachos. A topografia da região favorece a contaminação dos poços pelas fossas sépticas construídas nos locais mais altos.

Detalhamento

A situação provoca grande incidência de verminoses e outras doenças de veiculação hídrica, como foi confirmado pela enfermeira Paula Fernanda Silveira Sales. Segundo ela, as crianças são as maiores vítimas e constituem a clientela majoritária do posto de saúde municipal. Paula afirma ter a certeza de que “isso vai mudar com a água tratada”.

O detalhamento da obra foi feito pelo gerente da Unidade Regional de Itabuna (USI) da Embasa, engenheiro Cláudio Franco Fontes. Serão construídas uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para 130 metros cúbicos por hora, além da implantação de adutora de água bruta, reservatórios, estação elevatória de água tratada, duas linhas-tronco (Campo Seco e Itacaré) com 7,2 quilômetros e mais cinco quilômetros de rede de distribuição.

A captação de água será feita no rio Jeribucaçu. A Estação de Tratamento de Água (ETA) também vai abastecer a parte alta de Itacaré, devido ao aumento da demanda diante do crescimento do município, que fica na área de influência do Porto Sul, em Ilhéus. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o censo de 2010 constatou um crescimento populacional, em Itacaré, de 34,33% em relação a 2000. Na área de influência da USI, é o maior índice dentre os seis municípios com aumento de população. O segundo colocado – Camamu – teve um incremento populacional de 4,45%. Os outros 20 municípios que compõem a jurisdição da unidade tiveram a população reduzida.