As lideranças da cacauicultura baiana reúnem-se nesta sexta-feira (7), em Fortaleza, com a diretoria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com o objetivo de discutir soluções para as dívidas dos produtores com o programa de securitização da dívida (Pesa).

Participam da reunião com o diretor do BNB, Paulo Ferraro, e o superintendente do banco na Bahia, Nilo Meira, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o assessor especial do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, e os produtores representados pela Câmara Setorial Nacional do Cacau, a Associação de Produtores de Cacau (APC), a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb).

“A recuperação da cultura do cacau é uma das prioridades do governo”, afirma Salles, destacando que além de buscar soluções para as dívidas do setor, a Secretaria da Agricultura (Seagri) estimula a diversificação de culturas, a exemplo da seringueira.

A reunião é resultado da reivindicação apresentada em Brasília, no mês passado, ao assessor especial do ministro da Agricultura, Gerardo Fontelles, no sentido de que o BNB assuma as dívidas do Pesa, que hoje estão no Banco do Brasil. Na ocasião, Fontelles orientou que o grupo preparasse simulações e propostas que serão apresentadas nesta sexta à diretoria do BNB.