Vinte dias depois da realização do projeto Seagri Itinerante no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado, por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), assinou com a prefeitura de Umburanas um convênio para a implantação de um Posto Avançado (Pavan) no município.

“Este é um momento de grande importância para os produtores de abacaxi da região, que agora terão ampliada a assistência técnica”, disse prefeito Raimundo Nonato da Silva Nonato, ao assinar o documento juntamente com o secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, e o presidente da EBDA, Elionaldo Faro Teles.

Segundo Teles, com os postos avançados as prefeituras podem oferecer assistência técnica e extensão rural para os agricultores familiares. É uma ação conjunta, por meio da qual dividimos responsabilidades para promover o crescimento da agricultura familiar.

O município possui 1.200 hectares de abacaxi, cultivados por centenas de agricultores familiares, com produção anual de 19 mil toneladas, segundo dados da Secretaria da Agricultura de Umburanas. No dia 29 de setembro último, o secretário Eduardo Salles informou ao prefeito e aos agricultores familiares a inclusão do município no zoneamento agrícola, medida do Ministério da Agricultura que transformará a realidade de toda região e dará sustentabilidade à cadeia do abacaxi.

De acordo com o secretário, a expectativa agora é que, com a garantia e ampliação da assistência técnica e o zoneamento, o município possa até triplicar a produção, transformando-o em um dos maiores produtores de abacaxi do estado.