Cerca de 450 jovens, moradores do Complexo do Nordeste de Amaralina, que abrange as comunidades de Santa Cruz, o próprio Nordeste e Chapada do Rio Vermelho, serão capacitados para a área do varejo. O programa Coletivo Norsa, parceria do Governo da Bahia e da multinacional Coca-Cola, vai preparar jovens de 16 a 25 anos para o mercado de trabalho.

O lançamento da ação foi realizado nesta segunda-feira (10), na Associação Educacional Social de Ágape (AESA), em Santa Cruz, com a presença dos secretários estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e de representantes da empresa.

Expectativa

Com duração de dois meses, o Curso de Varejo será desenvolvido a partir da montagem de centros de formação profissional dentro das próprias comunidades e combinam aulas teóricas com atividades práticas. Após a formação, os jovens serão encaminhados ao mercado de trabalho.

“Estou numa grande expectativa com o curso. Acredito que a partir desta qualificação será mais fácil conseguir um emprego”, afirmou Melquisedeque Santana, 17 anos.

De acordo com o gerente de marketing da Coca-Cola e coordenador do programa, Alexandre Moura, o projeto iniciado em Salvador, além do Complexo do Nordeste, funciona no bairro de Paripe e será implantado em mais dois bairros de baixa renda. Segundo ele, o conteúdo do curso inclui todos os métodos de marketing e técnicas de venda.

Empreendedorismo

Haverá ainda uma turma de empreendedorismo, voltada para donas de casas que desejam ter uma renda extra com a comercialização de produtos em suas residências.

“O desenvolvimento social é um dos pilares do Pacto pela Vida. Todas estas ações visam oferecer mais oportunidades aos jovens das regiões onde estão instaladas as bases comunitárias. Com isso, estes adolescentes se distanciam do tráfico de drogas e da criminalidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, outras parcerias que objetivam a qualificação de jovens e adultos estão previstas para serem realizadas nos três bairros que compõem o complexo do Nordeste de Amaralina, por meio de parcerias com empresas privadas.

As inscrições para o curso de Varejo começam no dia 17 de outubro e seguem até o dia 25 na Associação Educacional Social de Ágape (AESA), em Santa Cruz, e na ONG Alecrim, na Chapada do Rio Vermelho. 

Publicada às 15h40
Atualizada às 20h05