Depois de lançar edital inédito de difusão teatral – o Temporada Verão Cênico, que inscreve até o dia 27 deste mês e vai selecionar espetáculos de teatro para integrar uma extensa programação a ser realizada entre dezembro deste ano e fevereiro de 2012, na capital e no interior da Bahia –, o Programa de Difusão das Artes Cênicas, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), apresenta uma nova linha de ação.

Trata-se do programa Kit Promocional, que vai reunir informações sobre uma lista de espetáculos baianos para ampliar a visibilidade dessas montagens nacional e internacionalmente. Para isso, a Funceb convoca grupos e produtores para se candidatarem à composição do material.

A candidatura se dá através do preenchimento do formulário disponível no site da Funceb e envio do documento para o e-mail diretoria.teatro@funceb.ba.gov.br, até o dia 30 deste mês. É importante que os interessados leiam o aviso da Convocação de Espetáculos para o Kit Promocional, também disponível no site, para instruções e esclarecimentos.

O Kit Promocional será formatado em uma pasta que vai conter fichas individuais de cada projeto integrante, com os dados representativos de cada um deles, também traduzidos para o inglês e o espanhol, acompanhadas de um DVD da peça – em que estarão os arquivos informativos, imagens e vídeos. Para promover o teatro baiano, o material será estrategicamente enviado a curadores, produtores e festivais de artes cênicas.

A primeira edição do Kit Promocional será composta por 30 espetáculos. Desses, 15 serão provenientes do cadastramento agora convocado, após avaliação de três curadores que levarão em conta a aptidão e a relevância das montagens para o desenvolvimento das atividades de difusão.

A outra metade provém de uma consulta a instituições de referência na área: Cooperativa Baiana de Teatro, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA) e Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em conjunto com a Coordenação de Teatro da Funceb – essa etapa do processo está concluída e as peças já contempladas não precisam se reapresentar.

O resultado final será divulgado no dia 14 de novembro e o lançamento oficial do Kit Promocional acontece no dia 5 de dezembro, na estreia da Temporada Verão Cênico.

Essa iniciativa inovadora é uma ação piloto e, ao experimentar esses diferentes métodos de seleção, pretende ser aperfeiçoada para as futuras edições, que ainda têm a perspectiva de ampliação para outras linguagens artísticas: audiovisual, artes visuais, circo, dança, literatura e música.