A I Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) vem movimentando a cidade do Recôncavo baiano, com a participação de escritores e leitores em torno do livro e da literatura. Até o próximo domingo (16), a Fundação Pedro Calmon/BA oferece a Programação Damário Dacruz na Praça da Aclamação, próximo ao Conjunto do Carmo, onde ocorre as atividades oficiais do evento.

Nesta sexta-feira (14), das 10h30 às 16h, a educadora Keu Ribeiro vai contar histórias para crianças. Às 18h haverá sessão de autógrafos com os escritores Alexandre Coutinho, Dalila Machado, Tom Correia e Flamarion Silva.

A programação prossegue às 19h com uma mesa redonda com a participação de Carlos Barbosa, Eliezer César, Igor Rossini, Lidiane Nunes, Mayrant Gallo, Rafael Rodrigues e Thiago Lins, autores da coletânea “Tarde com anões” que será lançada no evento. Na obra estão reunidos 49 minicontos com diferentes abordagens desses escritores.

As atividades da programação Damário Dacruz acontecem na Câmara de Vereadores do Município, a partir das 14h deste sábado (15), onde será realizado o Seminário Novas Letras, com a discussão do tema ‘Vampiros na Literatura e no Cinema’, com Nancy Vieira, Milena Britto, Mônica Menezes, Vanessa Brasil e Márcio Mattos.

Ainda neste sábado, no Pouso da Palavra, a partir das 18h, o público poderá conferir de perto autores de obras expostas à venda na Flica. Estarão presentes para sessão de autógrafos Nádia São Paulo, Vanessa Brasil, Márcio Mattos e Mônica Menezes. Alguns dos escritores convidados para a programação Damário Dacruz foram contemplados nos editais de Apoio à Edição de Livros de Autores Baianos pela Fundação Pedro Calmon/SecultBA e possuem obras recentes no mercado.

Música e Abolição

Outro destaque do sábado será o lançamento, às 19h, do livro O Semeador de Orquestras–História de um Maestro Abolicionista, do jornalista cachoeirano Jorge Ramos. O livro apresenta a biografia do músico Manuel Tranquilino Bastos (1850-1935), nascido em Cachoeira, que deixou um notável acervo de mais de 700 composições.

Segundo o autor, o lançamento é uma homenagem à sua terra natal, “pois trata de um personagem histórico da cidade, autor do Hino da Cachoeira, fundador da Lyra Ceciliana e de outras cinco filarmônicas do Recôncavo”, reforça Ramos.

Além de artista, Tranquilino Bastos era jornalista, engajado nas lutas contra a escravidão. Escreveu a favor do abolicionismo e contra a intolerância religiosa e o racismo. O livro apresenta a vida e obra de Tranquilino Bastos e descreve o contexto econômico, social, político e cultural da cidade de Cachoeira, entre os séculos 19 e 20.

No domingo (16), último dia da Flica, Luisa Reis encerra a programação Damário Dacruz com a contação de história para a criançada, às 10h30 e às 16h. Ao longo do dia, o público poderá também conferir os dois veículos da Biblioteca Móvel, para consulta ou compra de livros de autores e editoras baianas.