Chega ao fim a etapa Territorial da IV Conferência Estadual de Cultura. A última de uma série de 26 conferências acontecerá nos próximos sábado e domingo (29 e 30), em Lauro de Freitas. O município recebeu as caravanas ‘Camarão’ e ‘Carne Seca’, que realizaram os encontros territoriais em toda a Bahia.

O secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, participa da solenidade de abertura (29), no Centro de Cultura de Lauro de Freitas (Praça João Thiago Santos – Centro). No dia seguinte haverá os debates, no Riverside Hotel (Km 7,5- Estrada do Coco), com a presença do superintendente de Cultura, Adalberto Santos.

A partir do dia 5 de novembro começam os encontros setoriais. Todas as propostas levantadas durante todo o processo serão discutidas na IV Conferência Estadual de Cultura, prevista para o período de 30 de novembro a 3 de dezembro deste ano, na cidade de Vitória da Conquista.

A realização das Conferências Territoriais envolveu uma dinâmica própria. Durante um mês, duas caravanas percorreram várias regiões do estado. A Caravana Camarão passou pelas cidades banhadas por rios e também as que se encontram na parte litorânea do estado. A Carne-Seca circulou por parte do sertão e do agreste do estado, sendo visitados todos os 26 territórios de identidade.

Cada caravana atuou com uma equipe de 12 pessoas da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), responsável pela realização das conferências, além dos representantes dos territórios. A novidade foi que, este ano, as conferências foram acompanhadas de perto por duas equipes de jornalistas e fotógrafos, que tiveram o desafio de registrar as discussões e ao mesmo tempo lançar um olhar sobre a diversidade cultural da Bahia.

Para acompanhar as etapas da preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura, a Secult criou o Blog da Conferência, um espaço próprio com todas as informações do encontro. No blog, que também pode ser acessado por meio do Portal da Cultura, é possível encontrar informações diversas, desde resultados das conferências municipais já realizadas até a programação dos encontros que ainda vão acontecer.