O Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) começa o mês das crianças com uma programação especial. Nesta quinta-feira (6), a Orquestra Castro Alves (OCA) – a mais jovem do Neojibá – inicia a programação do projeto ‘Concertos Didáticos’, direcionado para crianças e jovens de Salvador que desejam conhecer o universo da música de orquestra. Com patrocínio da Petrobras, Governo Federal e UTC Engenharia, o primeiro concerto didático da temporada 2011 é aberto ao público e acontecerá na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 16h. As outras apresentações acontecem nos dias 9 de novembro e 7 de dezembro.

“Os concertos didáticos são momentos importantes no nosso programa, pois contribuem para a formação de plateia e para a aproximação do público infantojuvenil com a música de orquestra”, diz o maestro Ricardo Castro, diretor-geral do Neojibá.

Para conduzir o público mirim numa jornada que pretende desvendar os mistérios de uma orquestra, Helder Passinho Jr., trompetista da Orquestra Juvenil da Bahia, irá reger o concerto de forma especial. Além da apresentação dos instrumentos e bate-papo com a plateia, os músicos da OCA estarão com um figurino diferenciado: camisetas coloridas, com uma cor para cada família de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão). “Isso amplia o caráter didático do espetáculo e facilita a compreensão das crianças sobre a formação de uma orquestra”, explica o regente Helder.

No repertório, a Orquestra apresentará de uma forma lúdica uma das peças mais famosas de todos os tempos: a 5ª Sinfonia de Beethoven, além de peças contemporâneas e latino-americanas que prometem envolver ainda mais o público neste evento que é aberto a toda família.