O ‘Programa de Cinema’ desta sexta-feira (7), às 22h, pela TVE Bahia, apresenta o documentário ‘Fala Tu’ (2003), que acompanha o cotidiano de três pessoas da zona norte do Rio de Janeiro. Elas não se conhecem, mas têm uma coisa em comum: são rappers e sonham em se tornar músicos profissionais.

Macarrão, 33 anos, pai de duas filhas, é apontador de jogo do bicho, torcedor do Fluminense e mora no Morro do Zinco, no bairro do Estácio. Toghum, 32 anos, é vendedor de produtos esotéricos, budista e morador da comunidade de Cavalcante. Combatente, 21 anos, é operadora de telemarketing, frequenta a Igreja do Santo Daime e mora no Vigário Geral.

Dirigido por Guilherme Coelho, o longa mostra o local de trabalho, os estúdios improvisados, as rádios piratas, as cerimônias religiosas, a casa e a família dos três personagens. O resultado é uma crônica composta pelo cotidiano, letras e dramas dessas pessoas. ‘Fala Tu’ participou da seleção oficial do Festival de Berlim, em 2004. Censura: 12 anos.

Em seguida, às 23h30, na faixa horária do ‘Cine Ibermedia’, a emissora exibe o longa de ficção ‘Habana Blues’ (2005), co-produção entre a Espanha, Cuba e França. A direção é do espanhol Benito Zambrano, o mesmo de ‘Solas’, que teve sua formação na Escola de Cinema e TV de San Antonio de los Baños, em Cuba. Trata-se de um mergulho na vida de dois jovens músicos cubanos, cheios de sonhos e dilemas. Um filme aberto e franco, cheio de cor, mas também cheio de denúncias.

Dois jovens músicos cubanos, Ruy e Tito, têm um sonho em comum: o de ficarem famosos e saírem de Havana. Tito vive com sua avó, uma grande dama da música. Ruy vive com a mãe de seus dois filhos, Caridade. Um dia, um casal de produtores espanhóis propõe uma oferta internacional, que pode ser uma oportunidade única. De repente, os músicos estão imersos em um sério dilema. Estarão dispostos a deixar suas ligações afetivas para abraçar um sonho?

O filme recebeu dois prêmios Goya, maior premiação do cinema espanhol, e tem 115 minutos de duração. Censura: 18 anos. No elenco: Alberto Joel García, Roberto Sanmartín, Yailene Sierra, Zenia Marabal, Tomás Cao, Roger Pera, Marta Calvó. Música: Juan Antonio Leyva, José Luis Garrido, Equis Alfonso, Enrrique Ferrer, Dayan Abad, Descemer Bueno, Kelvis Ochoa.