Aferição de glicemia e pressão arterial, cuidados pessoais, aplicação de flúor, palestras educativas, oficinas culturais, vacinação, regularização de documentos, cadastro para emprego, assistência e atividades esportivas. Estas foram algumas das atividades desenvolvidas no projeto Ação Cidadã, que aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) de Mussurunga, em Salvador, no final de semana.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) terá continuidade nos 31 Centros Sociais Urbanos espalhados no estado, nove deles na capital e o restante no interior. O projeto busca contribuir para o desenvolvimento do espírito comunitário por meio de atividades socioinclusivas, destinadas a crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade e das imediações.

Em Mussurunga, cada espaço do CSU foi tomado por um tipo de serviço. Bazares nos quiosques, ocupando e divertindo os idosos, locais apropriados para vacinação, crianças aprendendo a como escovar os dentes da maneira correta, entre outros serviços. Tudo em um clima de festa e interação.

Segundo a superintendência de Assistência Social da Sedes, Ângela Gonçalves, a intenção é proporcionar um ambiente social participativo e despertar a consciência de organização nos grupos, contribuindo para o exercício da cidadania. “É fundamental, despertar esse sentimento de autoestima, de respeito, integração e realização nas pessoas da comunidade, para que tomem consciência do seu papel na sociedade”.