Os apicultores da região de Jeremoabo, a 370 quilômetros de Salvador, comemoraram no fim de semana a inauguração da nova sede da Cooperativa dos Apicultores Integrados do Sertão da Bahia (Cooperapis). A ação é resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional do Estado (Sedir), a prefeitura e a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf).

Segundo o superintendente da CAR, Dernival Oliveira, os investimentos realizados pela Sedir e a Companhia têm contribuído para otimizar a produção do mel baiano, garantindo mais assistência técnica e infraestrutura destinadas ao desenvolvimento da atividade. “A Sedir e a CAR já investiram quase quatro milhões na apicultura nos territórios de Jeremoabo, Sisal e Paulo Afonso. Isso mostra o quanto o Governo do Estado vem atuando na região”.

Para o presidente da Central de Cooperativas dos Apicultores da Bahia (Cecoapi), Franciélio Macedo, a nova sede fortalecerá a cadeia produtiva local. “Além de propor a união das associações, a unidade centralizará a comercialização da produção. Os apicultores vão poder vender o mel diretamente e obter um melhor resultado financeiro”.

De acordo com o coordenador do projeto Ater de apicultura, Eduardo Farias, a Cooperapis está sediada em Jeremoabo, mas atua também nos municípios Santa Brígida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Antas Novo Triunfo e Sítio do Quinto. “A nossa comunidade apícola tem crescido notavelmente nos últimos anos. Com este novo espaço físico, a entidade é a melhor sede no Território Semiárido Nordeste II”.

Agora, a sede da Coperapis funciona no antigo matadouro municipal, localizado na Rua Governador Landulfo Alves. Estiveram também no evento, o coordenador de Assistência Técnica da CAR, Romildo Pierre, o prefeito João Batista Melo de Carvalho, além de vereadores e representantes de municípios da região.