Com a participação de mais 1.500 pessoas, foi aberta nesta segunda-feira (24), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, a 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

O evento prossegue até a próxima quarta-feira (26) e, entre outros assuntos, debate a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a valorização dos trabalhadores. Além de profissionais e usuários da rede estadual de Assistência Social, a cerimônia instalação dos trabalhos contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Carlos Brasileiro.

“Esperamos uma participação muito ativa da sociedade civil organizada para que possamos fortalecer ainda mais o Suas. Para obter o êxito em qualquer função que exerçamos é preciso estarmos qualificados, capacitados e motivados, e este é o momento do social ter vez e voz, daqui vamos tirar muitas idéias”, disse o secretário.

Participação popular 

As discussões pretendem promover a participação popular na execução da Política Estadual de Assistência Social, e também propor diretrizes para uma melhor gestão do Suas. Para a coordenadora do Centro de Referência Social de São Cristovão (Cras), assistente Social Adriana Santos, este é um momento especial, voltado para os trabalhadores. “Temos muito ainda a aprender para oferecer melhor serviço para os nossos usuários. Participamos da conferência municipal, junto com a comunidade, e eu vim acompanhar se estas demandas estão inseridas”, disse Adriana.

Durante o evento serão realizados painéis e debates que têm entre os temas, as estratégias para a reestruturação da gestão do trabalho do Suas, o reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, fortalecimento da participação e do controle social e centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil.

A aprovação de documentos e a escolha dos delegados para a conferência nacional, a ser realizada em Brasília, ocorrerá na plenária no final dos trabalhos.

No ato de abertura, o governador Jaques Wagner destacou a participação baiana no processo de consolidação do Suas. “A gente vem avançando muito na implantação do Suas; 400 municípios contribuíram para a preparação desta conferência. Espero que os debates aqui sejam muito francos e que a gente possa levar uma contribuição positiva da Bahia para a conferência nacional que deve acontecer em dezembro”, afirmou o governador.

Publicada às 15h30
Atualizada às 18h35