Fortalecer a agricultura familiar, o cooperativismo e a economia solidária. Com esse foco, o secretário estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, assinou nesta quarta-feira (5) convênios para a construção de uma unidade de beneficiamento de leite em Senhor de Bonfim e Capim Grosso.

Os acordos foram celebrados entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Sedir, a Cooperativa Mista Agropecuária Senhor do Bonfim e a Cooperativa Mista Agropecuária Capim Grosso. Foram destinados cerca de R$ 624 mil para cada empreendimento, o que beneficiará, no total, 5,5 mil famílias da região.

Segundo o presidente da cooperativa de Senhor do Bonfim, José Raimundo Ranufo Guimarães, esta é uma grande vitória para os pequenos agricultores. “Antes, a produção era destinada ao comércio local e não havia garantia de retorno. Com a chegada do laticínio, os agricultores vão agregar valor ao produto e terão a certeza de venda. O governo da Bahia já se comprometeu com a compra de 30% da produção, que será destinada à merenda escolar”.

Para Brito, com o início das operações da unidade, o mercado do leite e de seus derivados vai ganhar impulso significativo na região, “que possui um alto potencial da cadeia leiteira, e, com a organização das atividades, serão garantidas mais produção e renda”.

A assinatura dos convênios contou com a presença do superintendente da CAR, Dernival Oliveira, o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, o secretário do vereador e presidente da Câmara de Senhor do Bonfim, João Carlos Benasi, e o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Freitas. Participaram também o coordenador de projetos da Sedir, Atahualpa Durão Costa, e o técnico Roberto Bandeira.