O Centro Acadêmico do Rio Branco, que reúne os alunos de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacional (LEA), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e a Focus R.I. estão oferecendo o Curso de Internacionalização de Empresa, com o objetivo de capacitar pessoas e empresas nas técnicas e práticas da negociação internacional privada.

Durante o curso serão ministrados os principais elementos que devem ser considerados na construção de uma estratégia de internacionalização de pequenas e médias empresas, a exemplo de marketing, estruturas empresariais e acesso a mercados. A programação prevê ainda a discussão e identificação de estratégias de internacionalização mais adequadas a cada tipo de empresa.

Com carga horária de 16 horas/aula, o conteúdo programático do curso envolve marketing internacional, estrutura de marketing, base para internacionalização, estratégia de internacionalização, estratégias comerciais internacionais, modalidades de exportação, canais de inserção mercadológica internacional e formação de preços para exportação.

As aulas serão ministradas pelo professor doutor Rodrigo Cintra, graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, mestre em Ciência Política pela USP, doutor em Relações Internacionais pela UnB e pós-doutor em Indústrias Criativas e Competitividade Territorial pela ISCTE, de Lisboa, Portugal. Atualmente exerce a chefia do Departamento de Relações Internacionais & Country Studies da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), entre outras atividades relacionadas a mercados e relações internacionais.

O curso será realizado nos próximos dias 20 e 21 no auditório professor Altamirando Marques, no Pavilhão do Curso de Direito, da universidade. A iniciativa é da professora Taciana Grecco Zanin Moura, docente do Departamento de Letras e Artes da Uesc, área de Comércio Exterior e Relações Internacionais. Informações pelo telefone (73) 8846-2999.