Com a conferência "Histórias das Disciplinas Científicas no Ensino Primário e Secundário", proferida por Renuad d’Enfert, professor-doutor da Université Paris Sub 11, foi aberto na manhã desta quarta-feira (5), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o 3º Colóquio Internacional sobre Desenho: Educação, Cultura e Interatividade.

O evento é aberto à comunidade e prossegue até sexta-feira (7) com a participação de pesquisadores de instituições do Brasil, de Portugal, da França e do México.

Paralelo ao Colóquio, ocorre o 7º Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade com objetivo de aproximar pesquisadores que atuam na área das linguagens visuais e produção gráfica no âmbito acadêmico.

O seminário objetiva também refletir a educação como pedra fundamental para se entender qualquer produção humana, técnica, artística, científica e tecnológica. Os dois eventos são atividades obrigatórias do Programa de Pós-Graduação em Desenho da Uefs.

Por meio das duas promoções, o Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana pretende socializar a produção científica e artística de discentes, docentes e pesquisadores, fruto dos estudos realizados nos Grupos de Pesquisa, além de refletir sobre ações interativas e multidisciplinares.

“É uma forma de contribuir para a compreensão do desenho na dimensão cultural, temporal e antropológica, como patrimônio e memória, de modo a promover o diálogo interativo e cooperativo entre as diversas áreas do conhecimento”, salienta Gláucia Maria Costa Trinchão, coordenadora do evento.

As atividades são desenvolvidas no Anfiteatro do módulo 2, campus universitário, e constam de palestras, mesas redondas, oficinas e apresentação de comunicados e trabalhos dos alunos do programa. Outras informações e programação completa pelo site Desenho e Interatividade.