A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) iniciou na manhã de segunda-feira (3) as atividades do 1º Seminário Universitário de Mobilização Social pela Educação, no Teatro Uneb, campus 1, em Salvador. O evento continua com extensa programação nesta terça-feira (4).

A ação, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, está debatendo a atuação das instâncias sociais para a criação de políticas públicas que levem educação de qualidade a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Durante o seminário estão sendo realizadas oficinas para a formação de mobilizadores e multiplicadores sociais, identificados como lideranças em suas áreas de atuação. Essas pessoas vão atuar como voluntários em comitês de educação que serão instalados nas bases comunitárias de segurança, do programa Pacto pela Vida, do governo da Bahia.

O objetivo é atender a orientação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), do MEC, que incentiva a sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira.