O cantor e compositor pernambucano Ortinho, que se apresentou em Salvador em agosto ao lado de Pepeu Gomes pelo projeto Conexão Vivo, é o destaque do Especial das Seis desta quinta-feira (27), às 18h, na Educadora FM 107.5. O programa apresenta o álbum Herói Trancado, o terceiro solo de Ortinho, após os exitosos Ilha de Destino e Somos.

Ex-vocalista da banda Querosene Jacaré e integrante de primeira hora do manguebeat, o músico é autor, em parceria com Chico Science (1966-1997), de Sangue de Bairro, canção considerada um dos hinos do movimento. No novo disco, Ortinho mantém a pegada existencialista, quase gauche, de suas letras e renova seu estilo de cantar ao agregar uma sonoridade pop retrô, que é reforçada por algumas presenças luxuosas, a exemplo do rico naipe de guitarristas – Edgard Scandurra, Fernando Catatau e Luiz Chagas – e os vocais de Arnaldo Antunes e Jorge Du Peixe.

Trata-se do trabalho mais palatável do artista, já definido como um autêntico lírico engajado, o que significa aos ouvintes rock de primeira para adultos, sem o hermetismo de trabalhos anteriores. Entre as músicas programadas estão Saudades do Mundo, O Cara do Outro Lado, Retrovisores e Moldura, além da faixa-título. O programa é produzido por Eduardo Assunção.

Às 21h, na Faixa Nobre da Educadora, o Outros Baianos resenha o CD Rosa Fubá, da banda Pirigulino Babilake, com a presença do vocalista Pietro Leal e execução de Salve-Me, Guarda-Chuva, O Cais, Stand By e outras canções do disco. O programa é produzido e apresentado pelo maestro, radialista e pesquisador Tom Tavares. Toda a programação da Educadora FM 107.5 também pode ser conferida pelo portal do Irdeb.