As cidades de Mucugê e Rio de Contas são o cenário de realização do Brasil Ride, o mais importante evento de ciclismo na América latina, que acontece desde o domingo passado (23) e termina no próximo sábado (29). A competição, que tem o apoio da Bahiatursa, representa um momento importante para a complementação da receita gerada pelo turismo na região, com o incremento na ocupação hoteleira e também grande movimentação nos estabelecimentos comerciais locais.

Em números, o Brasil Ride, que está em sua 2ª edição e elegeu, mais uma vez, a Chapada Diamantina como destino da etapa nordestina, traz cerca de 350 atletas de 17 países – Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Uruguai, África do Sul, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suíça, além de acompanhantes e imprensa internacional.

O evento representa o segundo maior evento em retorno financeiro dentro do calendário de Mucugê. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Euvaldo Ribeiro, “é muito importante para dinamizar a economia como um todo, gerar empregos e ampliar a receita do município”.

Ainda segundo o secretário, a região arrecada entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões por conta da competição. Na rede hoteleira, muitos hotéis parceiros do evento registraram uma ocupação de quase 100% dos leitos, com hóspedes de diversas nacionalidades, o que significa maior contratação de funcionários.

O setor de serviços e de produção associada ao turismo, também apresenta variações importantes, com aumento por demanda de cafés da manhã para visitantes, restaurantes, aluguéis de carros, guias turísticos e outros serviços. Os acompanhantes, e até mesmo os atletas, buscam conhecer a história e a gastronomia da cidade, o artesanato e suas belezas naturais, o que favorece o comércio local.

A diversidade do relevo e a exuberância da fauna e flora locais foram fundamentais na decisão de incluir a região no circuito de mountain bike Brasil Ride. A Chapada Diamantina é um dos destinos mais conhecidos e atrativos do território brasileiro, mobilizando competidores, turistas e profissionais de comunicação.

Na equipe de imprensa, jornalistas cariocas, paulistas, baianos e mineiros, portugueses, italianos, espanhóis e franceses atuam na divulgação do evento e do destino para o mundo, o que representa o maior retorno midiático diante da imprensa internacional.