A quarta edição da Copa do Sertão de futebol, competição realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), começou no último sábado (15), no município Barra do Mendes, o campeão do ano passado. No jogo de abertura, a seleção local venceu a equipe de Presidente Dutra, por 3 a 1. O destaque da partida foi o atacante Alef, que marcou os três gols do time da casa. Tiago, de pênalti, descontou para Presidente Dutra.

Mais 11 cidades participam da competição – Barro Alto, Irecê, Central, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Lapão, Morro do Chapéu, São Gabriel, Xique-Xique e Presidente Dutra.

O prefeito de Barra do Mendes, Manuel Gabriel dos Santos, disse que a cidade está motivada a “levantar mais uma vez o troféu”. Segundo o coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb, e um dos organizadores das Copas da autarquia, Sinval Vieira, a competição tem um sabor especial porque conseguiu mudar a cultura da região, em que as divisões de base não eram valorizadas. 

“No primeiro ano, a Copa aconteceu com idade aberta. No ano seguinte, conseguimos limitar a idade até os 17 anos. Nesta edição, ficou decidido em conjunto com os representantes de cada município participante, que seria feita uma competição sub-16, com o intuito de capacitar esses jovens para a principal competição sub-17 do Brasil, que é a Copa 2 de Julho”, disse Vieira.

Ele enfatizou também o lado social da Copa – até o final de 2010 mais de 50 meninos conseguiram o primeiro emprego. “A importância dessas copas para as cidades participantes ultrapassa as quatro linhas dos campos. Além da possível geração do primeiro emprego para os atletas, movimentam as economias locais em dias de jogos. Também já revelaram outros profissionais como árbitros e até locutor esportivo”.