Quem cuida dos outros merece também ser cuidado. Os servidores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) terão um dia inteiro para cuidarem de si mesmos. Será nesta terça-feira (25), quando várias atividades serão desenvolvidas no auditório central, no andar térreo, das 8 às 17h.

O evento marca uma homenagem da diretoria do HGRS a todos os servidores pelo Dia do Servidor Público – 28 de outubro – por meio dos setores de Educação Permanente e de Humanização. As atividades são abertas a todos os servidores do hospital, independentemente de inscrição, bastando apenas a vontade de participar.

Manobras antiestresse

A programação inclui manobras antiestresse, trabalhando a região dos pés, cabeça e trapézio (porção entre a nuca e os ombros, onde a tensão costuma se acumular); orientação nutricional, com dicas sobre como alimentar-se de forma saudável no dia a dia do trabalho e orientação sobre ergonomia, tratando da postura corporal adequada nos diversos tipos de trabalho, inclusive carregamento de peso.

Também serão oferecidos cuidados com a saúde, com o monitoramento da pressão arterial e glicemia (nível de açúcar no sangue), para prevenção e controle da hipertensão e diabetes, orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis (inclusive as duas citadas) e aplicação de um questionário sobre a satisfação no trabalho.

A educação profissional não ficou esquecida. Um estande informativo dará indicações sobre cursos tecnológicos e de graduação disponíveis para servidores públicos em parceria, por meio de convênios, entre a Prefeitura e Governo do Estado.

Às 14h, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unifacs, Cristiane Freitas dos Santos, conduz a palestra “Valorização do Trabalho Profissional”, enfocando o papel do servidor público e a sua importância para toda a sociedade.